domingo, julho 17, 2011

Como usar: cardigã

Depois da vergonha de 4 pênaltis para fora, vamos esquecer de futebol e falar de outra coisa.
(bizarro esse jogo na Copa América! Tenha santa paciência!)

Já que por aqui em Salvador o inverno quase nunca faz realmente frio (visto que a praia tem sido tão movimentada agora quanto no verão) um dos melhores looks que nós baianas podemos usar e abusar é do famosinho "cardigã".



"O Cardigã foi criado durante a primeira metade do século XIX por James Thomas Brudenell, no País de Gales. Militar na Guerra da Crimeia, sentia-se pouco à-vontade dentro do seu pullover regulamentar, e costurou o seu próprio cardigan. Mais tarde, o cardigan viria a ser aperfeiçoado, passando pela adição de botões na parte frontal da peça de vestuário." (Wikipédia)
Mas quem passou a tal peça para o guarda-roupa das mulheres foi a mais estilosa de todas, Madame Chanel, nas décadas de 20 e 30, neste caso usado principalmente sobre vestidos e saias.
Olha ela aí de Cardigã!!!!!

Hoje, o cardigã é item básico e indispensável no guarda-roupa de qualquer pessoa. Além de super fofo, é super versátil, sem contar que podemos achar diversos modelos e as mais variadas cores para escolher e comprar. Há quem prefira os bem curtos, ou os maxi cardigãs, que combinam perfeitamente com roupas mais justas, além de comprimento, tem as cores, sendo os coloridos ou com estampas, ou os mais discretos. Mas o modelo mais comum, é o de casaquinho com alguns botões na frente e mangas compridas.

E olha que bacana, é super fácil achar cardigã para comprar, a C&A, a Riachuelo, a Renner e minha favorita a Luigi Bertolli, onde os cardigans estão simplesmente lindos!!!!!

Mas vamos ao que está lá no título: como usar.
Como já falei aí em cima, ele é super democrático.

Com calça jeans
(look mais coringa impossível.. fica lindo, super feminino e dá um "up" no visu!)


Com legging
(se você for magrinha, pode ser até o curtinho, mas se estiver um pouco acima do peso, prefira os maxi)


Com shorts
(algo mais despojado, e fica melhor com os shorts mais curtos - se bem que estilo boyfriend dá um ar masc/ fem bacana)


Com saia
(suuuuuuuuuuper feminino, e muito bacana principalmente com as saias de cintura alta, e se a temperatura baixar mesmo, ainda pode ser usado com meia calça por baixo)


Com vestido
(o mais usado, e fica bem feminino também, geralmente usado sobre vestidos neutros ou os floridos)


Algumas dicas para não errar na hora de usar seu cardigã:
- Mulheres baixas e acima do peso:cardigã com decote em V e sem bolsos laterais, para dar a impressão de silhueta mais alongada. Usado sempre desabotoado. Devem ser mais longos, de preferência aqueles em que a barra termina abaixo da linha da cintura ou barriga, pois assim forma-se uma linha horizontal que amplia e disfarça a região. Uma boa dica é utilizar o cardigã combinando com a calça e da mesma cor dos sapatos, para dar a impressão de silhueta mais alongada.
- Mulheres magras e altas: deve usado com um cinto por cima (fica lindo!), dando um equilíbrio para a silhueta. Qualquer modelo de cardigã cai bem para este tipo de mulher, principalmente os mais curtos.

E então, Srta.s, já aderiram aos cardigans?



Tici Araujo

Nenhum comentário: