sexta-feira, junho 25, 2010

Metamorfose.. já!!!

Em biologia, metamorfose ou “alomorfia” (do grego metamórphosis) é uma mudança na forma e na estrutura do corpo, bem como um crescimento e uma diferenciação, dos estados juvenis ou larvares de muitos animais, como os insetos e anfíbios (batráquios), até chegarem ao estado adulto. Depois do nascimento, os animais podem sofrer dois tipos de desenvolvimento: direto, ou indireto. No desenvolvimento indireto os animais que nascem diferem significativamente da forma adulta, assim os indivíduos passam pela metamorfose. Já no desenvolvimento direto, os animais já nascem com a forma definitiva, pois são muito semelhantes aos adultos, como por exemplo o ser humano.
E é exatamente a metamorfose humana que me interessa. Normalmente as metamorfoses são acompanhadas pela mudança de habitar ou de hábitos podendo, no entanto ocorrer sem que haja tais alterações. Nos seres humanos, ou seja, em nós, as metamorfoses podem ser de crescimento físico, enquanto crescemos, desde bebês até adultos. Passamos pela infância, adolescencia, juventude, maturidade e velhice.
Mas não só esse tipo de metamorfose é observável. Existe também a metamorfose psicológica, aquela que não se vê na olho nu, ou melhor, até ver, mas é algo que deve ser melhor observado.
Quantas pessoas dizem: "ah.. estou mudando." Ou então, "preciso mudar o jeito que eu sou". Claro que ninguem pode mudar a sua essencia, você é o que você é, mas claro que certas coisinhas podem ser mudadas sim.
Confesso que estou numa fase assim, de mudanças.
Mudanças internas, mudanças no coração.. mudanças de atitude!
Sei que no início será dificil, como qualquer transformação, mas também sei que no final, quando de "larva" eu me transformar numa bela "borboleta" tudo terá sido mais que perfeito, e muito bem feito.
Claro que essa mudança não é de dia para noite, demora, sangra... machuca.. mas só assim se cresce.
Mudanças internas muitas vezes pedem mudanças externas também, então aguardem! rs

Mudar sempre é bom, às vezes difícil, mas sempre construtivo.
Por isso: mudem.. mudem sempre! Transformem-se! Passem por uma metamorfose!


Um comentário:

Maísa Picasso disse...

tici, concordo plenamente. é muito legal a gente se reinventar. eu vejo que tem uma frase tão banal, mas tão verdadeira que quero deixar aqui "o mundo dá voltas". beijos!