quinta-feira, maio 26, 2011

Papo Cabeça

Mas uma "tag" nova no blog.. o Papo Cabeça.. quando o assunto é sério e dá "pano para manga" (gíria de baiano.. rs)

Andei pensando muito sobre muitas coisas, mas especialmente sobre "ser diferente"!
Nem sempre "ser diferente" é ruim. Claro, existem olhares, comentários e afins para as pessoas ditas "diferentes".
Se você se veste diferente..pessoas te olham
Se você gosta de coisas diferentes.. pessoas falam
Se você pensa diferente... pessoas maldam!
Pois é.. o mundo é cruel, meu amigo!!!!

Mas encontrei um texto, que fala sobre isso (no livro da mama), do psiquiatra Flávio Gikovate (aquele que tratou o Gerson de "Passione".. noveleira total!)
Vamos a ele?

Você não tem de ser como "todo mundo".
"As pessoas vivem cobrando umas das outras um comportamento que esteja de acordo com o padrão. Se a maioria dos jovens gosta de freqüentar baladas nas noites de sábado e alguns dos membros da turma decide ficar em casa lendo um livro que está lhe interessando, ele será censurado, já que, afinal de contas, "todo mundo está indo". É como se a maioria sempre tivesse razão e quem não a segue está agindo mal. O curioso é que isso vale tanto para as coisas importantes como para o lazer, espaço da liberdade.
Primeiro, penso que nem sempre a maioria está mais certa do que os pequenos grupos que a contestam. Aliás, a vida em sociedade só progride graças aos que questionam os pontos de vista estabelecidos. Isto no que diz respeito às questões sérias, como estilo geral de vida, modo de se alimentar, hábitos de higiene. Na política, por meio do voto, é claro que a maioria deve eleger os futuros governantes e depois cobrar o que prometeram. Não são raras as situações, no entanto, em que a maioria erra tanto nas escolhas políticas como no estilo de vida.
Segundo, essa pressão para que todos façam o mesmo com o seu tempo livre me parece erro mais grave ainda. Como posso ser tido como melhor ou pior em virtude dos meus gostos pessoais, aqueles que não interferem em nada na vida das outras pessoas?
Temos de nos acautelar, pois, por trás de uma sociedade que se mostra muito mais democrática e liberal, existe um novo e sutil sistema de controle e dominação da forma de ser e de viver das pessoas. Nossa liberdade pessoal é máxima. Mas, ao mesmo tempo, cresceram as pressões vindas das outras pessoas, da publicidade e dos meios de comunicação em geral, de modo que é mais difícil conseguirmos gerenciar nosso pequeno espaço individual
".

FOTO: weheartit


Muito bom, né?
Pra relfetir, druguinhos!!!
Beijos e boa noite!

Um comentário:

Anônimo disse...

adorei!!!!!
muito bom !!!!!