quinta-feira, março 29, 2012

Dica de Saúde

Srta.s
Quem me conhece sabe que minhas inspirações veem nas horas mais loucas.. mas fazer oq? (que elas continuem vindo!). Então.. estava eu hoje tomando o meu café da manhã (breakfast para os bilingues. rs) e pensei em quantas vezes eu não quis tomar café.. por não ter fome, ou não ter saco, mas hoje eu sei que é uma das mais importantes refeições, senão a mais importante. E pensei, porque será que o café da manhã é tão importante? E fui fuçar….




Pesquisas comprovam que sim, o café da manhã é a refeição mais importante do dia!

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Minnesota (EUA), com 2.200 adolescentes, mostrou que aqueles que consumiam café da manhã costumavam manter uma dieta saudável ao longo do dia e eram mais ativos fisicamente do que os que pulavam a refeição. Cinco anos após o início do estudo, os que tomavam café da manhã diariamente ganharam menos peso e tinham IMC (índice de massa corpórea) menor do que os que não tomavam.

Porém esses dados não se restringem somente a adolescentes. Pelo contrário, mostram que quem toma café da manhã é mais magro, independente da faixa etária.

Ao acordar, o organismo apresenta hipoglicemia moderada, de cerca de 70 mg/dl, quando o normal é 100 mg/dl, o que não gera nenhum sintoma. “No entanto, se os níveis de glicose caem para menos de 55 mg/dl, com o jejum muito prolongado, os sintomas podem surgir, como tremores, pessimismo e mal-estar, pois o organismo lança mão dos mecanismos de defesa hormonal para tentar aumentar as taxas de açúcar no sangue”, explica a neurologista Maria José Silva Fernandes, professora do departamento de neurologia e neurocirurgia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Porém é importante ressaltar que esses sintomas desaparecem com a ingestão de alimentos.

Então vocês podem estar se perguntando qual o melhor alimento. Uma pesquisa feita da Escola de Medicina de Harvard mostra que cereais integrais faz bem ao organismo, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares! Na verdade não importa que horas do dia você coma cereais, mas como eles não são facilmente encontrados na rua (onde a maioria das pessoas faz as suas outras refeições) é mais fácil ingerí-los no café da manhã!

Porém se você é daqueles que pratica algum tipo de exercício físico pela manhã, é melhor antes de praticá-lo ingerir apenas um suco, ou copo de leite, para depois fazer o seu desejum completo, pois “tempo de reflexo é mais rápido após o jejum, em comparação com o consumo de flocos de milho ou granola”, disse à Folha o psicólogo Leigh Gibson, da Universidade Roehampton, em Londres, que estudou o assunto. Mas antes de qualquer coisa, um copo d’água ajuda a “acordar” o organismo mais gentilmente.

E vocês sabem como se alimenta o brasileiro por região?



Por todas essas razões, comam direitinho pela manhã, viu?

Hum… deu uma fome! rs

Bjsssss

FONTE: Folha Online

Nenhum comentário: