terça-feira, dezembro 11, 2012

#ProjetoSrta. Você sabe o tênis certo para o seu exercício?

Olá, Srta.s
O nosso #ProjetoSrta. voltou a bombar (quem segue no Instagram - @ticianaraujo - já conferiu alguns clicks).. e hoje venho dar uma dica que considero muito importante...
Como escolher o tênis correto!!!! Porque, toda Srta. deve saber que a escolha do tênis já é 50% de chances de tudo dar certo!



Para os tênis de corrida, é importante saber que eles são agrupados em cinco categorias
 # estabilidade (stability), 
 # controle de movimento (motion control), 
 # amortecimento (cushion), 
 # perfomenace (performance ou lightweight)
 # trilha (trail). 

Este critério é utilizado pela Runner’s World e seguido por grande parte da indústria.

Além dessas categorias, e importante observar alguns itens na hora de escolher o seu tênis.

1) A PARTE DO PÉ EM QUE PISAOs corredores pisam primeiramente ou com o calcanhar (rearfoot striker), ou com a parte frontal do pé (forefoot striker), ou no meio do pé (midfoot striker). E sendo assim, dependendo de como você pisa, o impacto maior acaba sendo em áreas diferentes. Mas o ideal, independente de qual sua zona de impacto principal, advertem os estudiosos, é um tênis com bom sistema de amortecimento do calcanhar à ponta do pé.

2) GRAU DE PRONAÇÃOPronação é quando o corredor pisa com a parte de fora do pé, e então o rola para dentro absorvendo o impacto.

3) TIPO DE ARCO DO PÉ - Tem muito haver com o tal "grau de pronação". Para você saber o seu tipo de arco, existe um teste relativamente fácil: molhe o pé e então fique sobre um papel aonde deixará a sua pegada. Feito isso, compare com as pegadas abaixo.



4) FORMATO DO PÉ - Assim como existem pés grandes, pequenos, finos, grossos, existem tênis mais largos, maiores etc.. E como a pessoa vai se movimentar, e deve ser livremente, o conforto é essencial. A melhor forma de verificar isto é testando o tênis na hora da compra andando e dando um ligeiro trote.

5) PESO DO CORREDOR - Corredores mais pesados, tendem a desgastar os tênis com mais rapidez, e sendo assim, além de trocá-los com mais frequência, esses corredores devem procurar os mais resistentes. Se você é um corredor grande, prefira tênis com sola de poliuretano (mais pesado, mas resistente) em vez de EVA .

6) NÍVEL ATLÉTICO -  como você pretende fazer seus exercícios e corridas também interferem na escolha do tênis. Quanto mais devagar, maior deve ser a base de suporte. Quanto mais rápido, menor a base.

7) LOCAL DO EXECÍCIOSe você treina em estrada de terra irregular e com lama deveria preferir tênis da categoria 'trilha'. Se corre em pisos muito duros, como concreto, procure calçados com maior amortecimento.

8) ADEUS TÊNIS VELHO - outra dica super importante é que de tempos em tempos, devemos dar bye-bye aos tênis já usados e comprar novos. Assim evitamos muitas lesões que por vezes podem aparecer em decorrência de tênis gastos.


E então, Srta.s? Prontas para correr?

Bjssssssssssss

Nenhum comentário: