quinta-feira, abril 08, 2010

Os papéis do nosso dia a dia

Vou aproveitar aqui para falar sobre um assunto que sem foi para mim algo do senso comum, mas que agora, depois de algumas aulas de psicologia social, posso falar com um pouco mais de conhecimento de causa.
Todos nós, sim, porque me incluo sim! Todos nós desempenhamos papéis! E às vezes mais de um ao mesmo tempo.
Mas enfim, o que são esses papéis?
Papéis são nada mais, nada menos do que tudo que desempenhamos em nosso cotidiado. Como assim? Eu explico. Eu por exemplo, desempenho alguns papéis simultâneos: de filha, de mãe, de estudante, de amiga, de publicitária (mesmo que esse esteja em stand-by rs). Entenderam?
E esses papéis são altamente mutáveis, e eles geralmente começam como representações teatrais, vamos proteçando.. caindo.. nos adaptando, mas com o tempo, esses papéis são totalmente introspectados em nosso cotidiano, tornando-se algo intrínseco!
Esses papéis no entanto não surgem do nada. Muitos deles, se não todos, são baseados nas expectativas que imaginamos que os outros fazem de nós!
Aaaaaaaaaaaaaaaaah.. mas isso é um velho conhecido, não é mesmo?
Todos os seres humanos, homens, mulheres, jovens, velhos - sem depender de raça, profissão ou classe social - criamos expectativas no que os outros acham ou irão achar de nós.
Será que nos aceitarão? Será que estou agindo corretamente? Será que essa roupa está boa? Será que serei uma boa mãe? Será que sou uma boa esposa? São tantos "serás" na vida, que as vezes nossa cabeça dá nó, não é mesmo?
Embora não tenha tantos anos de vida assim, mas no alto dos meus 25 anos, posso dizer: não vale a pena! Não. Não vale mesmo a pena você moldar atitudes, gostos e interesses na expectativa dos outros.
O bom da vida é ser você, desempenhar o seu papel, qualquer que ele seja, para você, e somente para você.
De que vale fazer vontades de outros quando você não está bem? E quem garante que a pessoa a qual você tanto tenta "agradar" vai permanecer para sempre em sua vida!
Enfim, acredito, prego e tento fazer com que essas palavras não estejam somente nesse blog, mas sim na minha vida.. todos os dias!
Desempenhem papéis sim, eles são vitais para a vida dos homens, mas façam por vocês! Pois aí sim, eles valerão a pena! O melhor conselho para uma boa vida é viver intensamente e com simplicidade ao mesmo tempo!

Um comentário:

nO disse...

É... será que desempenhar papéis tem haver com usar várias máscaras? isso é bom ou ruim? hiuqahiuqahiuqahiaquhua eu dando uma de intelectual =P