segunda-feira, abril 05, 2010

Ser Mãe

Acho que ninguém sabe o que é ser mãe até realmente SER MÃE!
Hoje eu posso falar - por experiencia própria que ser mãe, não é nada do que pensamos quando brincamos de boneca, ou com nossa priminha menor!
Não, esqueça essa fase de sua vida!
Ser MÃE é MUITO MAIS!
É nunca mais dormir da mesma maneira - não por seu filho ou filha acordar durante a noite, porque quem acorda é você, às vezes preocupada, ou às vezes somente para olhar para o seu rebento.
É passar a ter "medo da morte". Sim, nunca tinha tido medo de morrer - sou dessas pessoas que nunca pensou muito nisso, e não tinha medo mesmo da morte. Ainda não tenho, medo da morte em si, mas tenho medo de morrer e não ver minha filha crescer.

É sentir um amor tão imenso que parece que seu coração vai explodir, e nunca ter sentido esse amor por alguém. Por um filho você mata, você morre. Você rir e chora. É um misto de sensações.
É saber que você tem a enorme responsabilidade de cuidar, criar e ensinar a uma pessoa, uma folhinha em branco, tudo o que você sabe, como também o que você AINDA não sabe, mas terá que aprender.
Minha mãe sempre falava:... "quando você for mãe você vai entender".. e sim, tenho entendido tanta coisa depois de ser mãe!

Porém, nem tudo é sublime.
Principalmente quando se trata dos outros, que nada tem a ver com a sua maternidade.
Como assim? Eu explico.
Quando você é mãe, principalmente jovem e solteira, para os outros você não pode:
1) Se apaixonar! Sim, a sociedade parece sempre cobrar de você a questão amorosa! Parece que porque você é mãe, o seu coração tem que fechar para balanço, e sem dia determinado para abrir! Alowww.. mãe também é gente, e também sente! Claro que o seu pimpolho vira prioridade número um, mas o coração ainda bate!
2) Vaidade. Acreditem se quiser, para muitas pessoas ainda hoje, mãe ser vaidosa nem sempre é visto com bons olhos. Explico. Muitas pessoas pensam: "Devia tá em casa cuidando do filho e não no salão fazendo unha!".. Alowwww de novo! Mãe não pode ficar bonita não, é? Eu por exemplo, quero que minha filha olhe para mim e diga:"Nossa, como a mamãe é bonita!". Sinta orgulho, sabe?
3) Mãe não pode ser "criança". Assim, tem que amadurecer. Ser séria. Disciplinada. Mas ora bolas, as pessoas mães ou não também não tem que passar por esses processos? Porque você, mãe (e esses quesitos falo mais para quando o filho ainda não fez 1 ano) não pode pular, ficar empolgada quando vê algo que realmente curte, tietar aquele seu ídolo de sempre? Ah, carambolas.. claro que pode, né?

Essas e outras coisinhas que nós, mães jovens e de primeira viagem por muitas vezes passamos!
Mas nada se compara com o sorriso no rosto do seu bebê.. e esse sim é o mais verdadeiro, o mais lindo e o mais recompensador, porque quando este sorriso aparece, você pensa: "ah.. dane-se o mundo! Eu sou mãe e sou a coisa mais improtante no mundo para um ser que eu gerei". Pronto. Foi desfeito todo o mal humor por conta da sociedade, porque vamos ser sinceras, ser mãe é uma delícia! E pode ter certeza, agora eu também digo, para você que não é mãe: quando você for, você entenderá! rs

2 comentários:

Anônimo disse...

ADOREI SEU RETORNO, APESAR DE VOCÊ NUNCA TER IDO ... VOCÊ ENTENDEU, NEH TICI.

BJOS
POLI

Maísa Picasso disse...

Que coisa mais linda!!!
Ô, Tici. Minha mãe e minha sogra me imploram um bodoizinho.